Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » GENETICA E HEMOFILIA


A hemofilia em sua quase totalidade está ligada a herança genética, mas pode acontecer por mutação. 



No geral, acontece majoritariamente no sexo masculino, mas em casos raros, ocorre em pessoas do sexo feminino. 




Até alguns anos atrás, acreditava-se que pessoas do sexo feminino não pudessem ser hemofílicas. Aqui na página Hemofilia News em 2005 abordamos o tema em uma matéria, falando sobre a possibilidade de uma pessoa com hemofilia ter uma filha com uma mulher portadora da hemofilia, e nesse caso poderia haver o nascimento de uma pessoa do sexo feminino com hemofilia. Houve muita discussão e polêmica nos comentários da época. Mas em um deles uma moça relatava sintomas de hemofilia e pedia ajuda. Intermediamos seu encaminhamento junto com a Federação Brasileira de Hemofilia na ocasião e ela encaminhada para um centro de tratamento, caso foi confirmado meses depois como de uma mulher com hemofilia. 

Em teoria, pessoas do sexo feminino com hemofilia ao terem filhos, estes não terão a doença, mas suas filhas serão portadores, ou seja, seus filhos poderão nascer com a coagulopatia. 






A dificuldade de uma pessoa do sexo feminino tem hemofilia está nas ligações genéticas envolvidas. A primeira possibilidade de um hemofílico ter uma filha com uma portadora como já mencionado acima, mas acreditamos que hajam casos de mutação, de fato, tomamos conhecimento de cerca de  de 3 a 4  casos no Brasil e ambos sem histórico genético na família.

Muitas mulheres com hemofilia podem passar anos sem saber que têm a doença. Além de na maioria dos casos não haver casos anteriores na família,  os sinais e sintomas são, muitas vezes, mais leves do que nos homens.


Se uma mulher saudável tem um filho com um homem com hemofilia: Neste caso se nascer um rapaz, este não terá hemofilia, uma vez que vai herdar o cromossoma X da mãe (sem hemofilia) e o cromossoma Y do pai, porém as filhas desse casal serão portadoras, ou seja os filhos delas terão hemofilia. 

 Em alguns casos uma portadora pode apresentar alguns sintomas da hemofilia leves. Algumas portadoras podem ter cerca de metade do valor normal de fator de coagulação no sangue, mas isso pode variar, essas portadoras tendo assim entre 10 e 90% do valor normal, dependendo qual dos cromossomas X é mais ativo, como se sabe, de 4,5% à 40% a pessoa é considerada com hemofilia leve. Acima disso a pessoa é considerada normal. Na maioria dos caos o que pode ocorrer em portadoras é que tenham a menstruação mais acentuada. Mas a maioria não apresenta qualquer sintoma.


Planejamento Familiar

Sendo a hemofilia transmitida geneticamente, o planejamento familiar deve estar envolvido, pois é preciso levar em conta a possibilidade que uma filha de pessoa com hemofilia poderá ter filhos com hemofilia e isso precisa ser observado. A opção de ter ou não um filho é um direito da família e ela deve ser orientada sobre isso. Exames podem apontar a probabilidade de uma portadora ter filhos com hemofilia.

Cromossomas 

Todas as células do corpo são constituídas por 23 pares de estruturas chamadas Cromossomas, e são nesses cromossomas que as  informações genéticas que determinam não só as nossas características físicas, como a cor dos olhos ou do cabelo, mas também pode se teremos a tendência para algumas doenças. Existem dois tipos de cromossomas, o cromossoma X e o cromossoma Y. As mulheres têm dois cromossomas X. Os homens têm um cromossoma X e um cromossoma Y.. Dai a menor probabilidade de uma pessoa do sexo feminino ter hemofilia, ela possuindo dois cromossomas x, mesmo tendo defeito genético em um, teria outro normal, os dois teriam de apresentar deficiência pra que uma mulher tivesse hemofilia. Já pessoas do sexo masculino possuem cromossomas XY.




 [ Krukembergghe Fonseca (...) ] A hemofilia como se vê, é basicamente uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue em face de deficiência na produção do fator VIII, uma proteína codificada pelo gene dominante (H) e não codificada pelo seu alelo recessivo (h), localizados no cromossomo X. 

Dessa forma, a transmissão está ligada a um cromossomo sexual, manifestando hemofilia no organismo feminino, quando em homozigose recessiva, e no organismo masculino, quando simplesmente possuir esse gene recessivo, em consequência do outro cromossomo sexual masculino ser o Y. 


A CURA DA HEMOFILIA

A Hemofilia ainda não tem cura, mas há todas as possibilidades de se levar uma vida normal com o devido tratamento, disponível atualmente no Brasil.
As prováveis curas da hemofilia em estudo envolvem em sua maioria a terapia genética, células tronco e nano tecnologia. Em relação à terapia genica, em 2016 quando esta matéria foi escrita haviam sido aprovados os primeiros  estudos com células tronco nos Estados Unidos, e esse anuncio tinha sido  feito dentro do Congresso Mundial de Hemofilia 2016. De lá pra cá houveram inúmeros avanças e as pesquisas com terapia gênica tem apresentado bons resultados. Mas o futuro promete uma esperança.
existem

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6