Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

FÓRUM


  • Written by Sora Templates

    Fórum da ABRAPHEM O Tratamento Além do Medicamento, esse e outros temas foram abordados dia 28 de outubro de 2023

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 


mais notícias

PUBLICADA COMPRA DO FATOR RECOMBINANTE HEMO-R8

ILUSTRAÇÃO

Publicado no DIÁRIO OFICIAL a compra do fator recombinante de 2024 até 2026. Ainda não temos informação do fator plasmático. Ano passado alguns centros de tratamento estavam liberando apenas metade. Aguardamos ainda notícias dos noivos tratamentos recém incorporados pelo CONITEC
Clica Para Ler Tudo


.1

PROBLEMAS NA DISTRIBUIÇÃO DE FATOR EM 2023

ILUSTRAÇÃO

Em agosto/outubro houve relatos de pacientes recebendo menos doses de fator e mesmo voltando sem. Cirurgias eletivas não sendo marcadas.Segundo a CGSH seria devido a um inventario e problemas no web coagulopatias. ATUALIZADO 13/01/24 NORMALIZADO
Clica Para Ler Tudo


Convivendo Com a HemofiliIa - EVENTO

ILUSTRAÇÃO

Sexto Convivendo Com A Hemofilia da Federação Brasileira de Hemofilia reuniu Associações estaduais de Hemofilia afiliadas a FBH em Caxias do Sul.


PAI FAZ FACULDADE DE MEDICINA POR CAUSA DO FILHO COM HEMOFILIA

ILUSTRAÇÃO

Um pai decidiu voltar à universidade para estudar Medicina após se deparar com a falta de profissionais especializados no tratamento do filho com hemofilia. Objetivo entender e ajudar no tratamento do filho.



Diário com h

ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


;2

Mais do Diário

.3

MaisNotícias

a4

MaisNotícias

eu e a hemofilia

a
l2

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro

Ficção e realidade


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » ENCONTRO RIO SÃO PAULO DE HEMOFILIA

O ENCONTRO RIO SÃO PAULO DE HEMOFILIA, ocorreu com auditório lotado, enquanto os adultos familiares de pacientes participavam dos debates e palestras as crianças se divertiam com atividades recreativas. 





O evento contou com o apoio: Da Baxter, NovoNordisk, LFB, Hemorio, Octapharma, e apoio científico da Secretária de Saúde do estado do Rio de Janeiro. Foi aberto oficialmente com um café da manhã, seguindo se a apresentação dos convidados. 






Ao final uma apresentação artística e um almoço onde os profissionais, convidados, pacientes e familiares puderam se confraternizar. 

O evento contou com palestras que mostraram os avanços no tratamento desta doença no Brasil, com um comparativo histórico de um período caótico e difícil para o atual, que ainda não é perfeito, mas que representa mesmo um grande divisor de águas, estando presentes atualmente à possibilidade de profilaxia secundaria e primaria, tratamento com protocolo de imunotolerância para inibidor e uso de recombinantes. 
Ainda explanações importantes acerca do tratamento e outros temas relevantes foram tratados. Várias autoridades estiveram presentes e compuseram a mesa. O enfoque foi na prevenção e no pronto tratamento das hemorragias. As vantagens da profilaxia também foram temas durante o evento. Um almoço encerrou o evento.



ABERTURA

Emilio Rocha Neto, presidente da AHPAD abriu a solenidade com as seguintes palavras:  Esta é uma data muito importante, por que agente não está comemorando o fato de ser hemofílico, mas as conquistas que foram alcançadas com muito esforço, construção da sociedade, técnicos e autoridades, do Ministério da Saúde, do Dr. Guilherme, que tem feito um trabalho excelente e da vontade política de fazer. Importante frisar os avanços da sua geração para a geração atual. Fala se muito em recursos, e é caro mesmo. Mas necessários. E o governo começa a resgatar uma divida enorme, bem como os paises da América do Sul.  Mas ainda é um grande desafio. 




No Brasil existem técnicos excelentes como se pode ver neste evento. Rio e São Paulo são os locais com maior número de hemofílicos e especialistas. Hoje é um dia de valorizar os técnicos, os profissionais que tem sido muito mal tratados no Brasil e graças em grande parte a eles os avanços. Antes não se tinham recursos. Hoje tem se os recursos mas eles precisam chegar aos pacientes. Os estados tem que ter uma estrutura melhor, tem que se adequar. 2014 será melhor que 2013 com muito esforço e trabalho. Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo. >Tenham esperança, fundamentada em muito trabalho.

Doutora Monica  falou da importância da informação aos pacientes e de como o tratamento adequado reduz os danos articulares recorrentes dos sangramentos de repetição, reduzindo o numero de consultas e hospitalizações. 
Sobre as informações citou o fato de que existem muitos manuais e materiais disponíveis na Internet tanto para pacientes, como para os tratadores.Falou da importância dos pacientes serem bem informados e saberem reconhecer o sangramento e iniciar o tratamento o mais precocemente possível. 

Quanto antes começar a tratar mais cedo se controla o sangramento e a recuperação. E tudo isso faz parte de um trabalho da equipe multiprofissional com o paciente e seus familiares. 

Antigamente, dizia se que todo mundo deveria estar em um movimento voltado para o paciente. Mas segundo ela, o< paciente deve ser parte ativa no movimento também. Se o paciente não tiver noção do que ele esta fazendo, da importância do tratamento, ele pode não levar o tratamento a sério. “Ele tem que entender que tem de começar o tratamento imediatamente. Muitas vezes ele sente o sangramento mas vai esperar pra ver se vai tomar o fator ou não”.

 O tratamento deve ser o mais precoce possível. Ele (o paciente) faz parte da equipe. O centro tratador deve fornecer informações e conscientizá-lo de que é ele é parte do tratamento. 
A casos em que o paciente desaparece e não dá mais noticias. Como o centro poderá tratá-lo. Por outro lado, o Ministério da Saúde compra fator com base nas informações passados pelo banco de dados, fornecidos pelo web coagulopátias, se o paciente não se trata adequadamente, não comparece ao centro de tratamento isso pode ser comprometido. Para o profissional é algo trabalhoso manter esses dados atualizados, mas é algo fundamental e que deve ser bem feito.

  Na sequencia, dentro dos trabalhos da mesa, o representante da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro teve a palavra:

Ele falou da atuação desta instituição na luta pelos direitos dos hemofílicos, citando os avanços e que na atualidade, tudo está funcionando dentro da normalidade e o trabalho do órgão portanto é apenas atuar quando ocorrem problemas pontuais e não mais como no passado quando  tratamento não era adequado de forma global em todo Brasil. 
Ressaltou a importância da união de esforços. Comemorou o fato de que quando ele começou a trabalhar com a hemofilia, o nível de qualidade do tratamento que vai de 1 a 8, no Brasil era de 1, ou seja somente de sobrevivência, e hoje esta em 3 indo pra 4. Falou da importância da defensoria publica para que chegássemos ao estagio atual e que hoje ela trabalha em problemas pontuais, pois a situação é regularizada no Brasil quanto ao tratamento da hemofilia. 
Ele mencionou o fato de nossa constituinte ser ousada no sentido de propor 3 critérios fundamentais em sua essência em relação à saúde, que não existem em lugar nenhum do mundo. Integralidade.

 Ou seja, todas as doenças deveriam ter tratamento no Brasil, e todos inclusive estrangeiros em território brasileiro teriam direito e estes 3 princípios, sendo o terceiro o da gratuidade.


Guilherme Genovez por sua vez Iniciou cumprimentando os presentes. Falou brevemente pela abertura dos trabalhos, sendo o primeiro palestrante do dia, com o tema, O Tratamento Da Hemofilia No Brasil: Uma Nova Realidade.




Falou em principio brevemente sobre os avanços, dizendo que estes aconteceram pela união de esforços, de ter saído o Ministério da Saúde e a FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HEMOFILIA, de um momento de conflito e beligerância, para o de convergência. Igualmente devido também à parceria com o TCU, MPF na pessoa do Dr. Carlos Henrique, e os estados. 

Tudo isso contribuindo para que, saíssemos de uma história trágica dos anos 80 e 90 de doenças (período em que havia muitas contaminações), para o de falta de fator. A máfia dos vampiros deixou traumas grandes. 

A pacificação só veio quando o MPF começou a participar dos certames (leilões de compra de fator). Guilherme falou em relação a isso, do que ele chamou de uma lógica perversa, onde muitos negligenciaram o que deveriam ter feito.

A partir de 2008 uma união de esforços começou a mudar as coisas. Naquele ano, houve uma reunião do Ministério da Saúde, TCU e MPF, juntamente com os laboratórios a pedido do Dr. Carlos Henrique, e as mudanças começaram a ocorrer. Hoje ainda dependemos do mercado externo. Mas com parcerias, lisura e o TCU ter flexibilizado o processo de compras trouxe avanços. 
As compras eram feitas ano a ano, comprava se quando o fator estava acabando, e agora as compras são multi anuais. Isso barateou o valor do fator e o aumento das compras. 

Guilherme reforçou a fala do Emilio, de que a luta não acabou mas esta apenas começando e frisou a necessidade do controle social. Segundo ele, paciente deve estar engajado no seu tratamento, dizendo que o tratamento da hemofilia não é somente o medicamento, mas de prever a doença. Segundo ele, alem da profilaxia, a pessoa com hemofilia d

 Dra. Paula Vilhaça - Hospital Das Clinicas - FMUS-USP, Os Avanços No Tratamento Da Hemofilia No Brasil;



Falou da importância da conscientização do comprometimento com o tratamento por parte dos pacientes e familiares, e de seguir o mesmo corretamente. 

Citou o exemplo do protocolo de imunotolerância, que prevê um termo de consentimento do paciente, de não suspender o tratamento sem o consentimento medico, pois isto pode comprometer o mesmo. 
Falou da importância de levar informação aos pacientes, sobre o tratamento. Reiterando que a criança tem de saber o que acontece em seu tratamento. Que a criança é muito curiosa e interessada em conhecer tudo, e que deve se usar isso a favor, explicando a criança os procedimentos, mostrando a ele que o fator é seu amigo. "O fator não é inimigo, o fator é amigo". 

Falou do beneficio de encontros de hemofílicos, onde os existem trocas de experiência e os pacientes tem uma maior abertura, sendo bons momentos para promover a informação e o conhecimento. citou que isso as vezes é promovidos em seu estado. 
Sobre esta proteção, a pratica de atividades físicas e de fisioterapia são fundamentais. Mas complementando que, em caso de ocorrência de hemorragia, deve se fazer repouso e usar gelo. 

Comentando que muitos pais hesitam colocar gelo nas crianças pequenas pois estas reclamam da dor e incomodo. Mas deve se colocar, diminua então o tempo de aplicação, mas use.

A Palestra: Importância Da Reabilitação No Tratamento Da Hemofilia 


Foi apresentada pela Doutora Sandra Valin da UNIFESP. Ela inciou agradecendo a oportunidade. Falou dos sintomas das hemorragias, "que o local fica quente, aumenta o volume, e dá aquela sençasão de que quando agente toca fica mais fofinha. Sobre isso, ela citou as regras de ouro do tratamento, fator o mais rápido possível quando de uma hemorragia e a proteção da articulação, repouso e gelo. 

O gelo, as vezes os pais deixam de aplicar o gelo por que a criança chora ou reclama, devido ao incomodo e a dor, mas o gelo é importante, pode se diminuir então o tempo de aplicação do gelo.


Melhor Prevenir Que Remediar

A doutora falou de uma seria de medidas de prevenção de hemorragias e para que se tenha uma boa condição de vida. Para se ter boa qualidade de vida deve-se fazer a Terapia de Reposição e manter a boa condição física. Ressaltou a importância da participação do paciente dos programas de reabilitação. 
Mais de 80% das hemorragias acontecem no sistema musculo-esquelético. No caso da muscular, o ílio psoas é uma das mais graves, que faz com que pela dor, o individuo vá se curvando, o joelho subindo o corpo se encurvando obrigando a pessoa a ficar em uma posição parecida com a de um anzol e que leva a uma síndrome compartimental. 

No caso da hemorragia articular, o volume de sangue é menor, pois a própria estrutura articular ajuda a conte-lo, porem com isso podem ocorrer danos e seqüelas, decorrentes da sinovite e inflamações. 

No caso da muscular, o volume de sangue é maior. No caso do antebraço e panturrilha e nas demais hemorragias musculares pode provocar uma compressão nervosa, conhecida como síndrome compartimental. 

A hemorragia leva a perda de massa muscular e a processos inflamatórios que podem gerar mais riscos de uma nova hemorragia, fazendo com que isso se torne recorrente. Daí a importância do tratamento adequado. Podem levar a condição de incapacidade. 

Deve se fazer fator o mais rápido possível e fisioterapia dentro do recomendado. Viver sem hemorragias é quase impossível para o hemofilico, por isso devemos, nós preparar para elas, e buscar sim, evitá-las. Devemos trabalhar para que a hemofilia não prejudique nosso estilo de vida que é, cumprir com nossos objetivos.

  A fisioterapia traz a capacidade de manter o músculo forte, boa coordenação e flexibilidade. 

  O tratamento deve envolver, fator para controlar a hemorragia, o acompanhamento no centro de hemofilia, atividade física e fisioterapia. Atividades Físicas são importantíssimas.
Os pacientes devem estar comprometidos com o tratamento, pois o medico faz um "tantinho" assim e o paciente um tantão assim. 
Os médicos devem dar informação aos pacientes que devem ser co-responsáveis no tratamento. Fator não é tudo. "Teve uma hemorragia, aplicou fator... ajudou, mas não é tudo! Fator – repouso e fisioterapia são a chave." Muitos pacientes reclamam que a fisioterapia não dá resultado.


A Dra Sandra, diz, “Costumo nestes casos perguntar se o paciente foi à fisioterapia e levou o joelho ou o deixou em casa. Por que não adianta fazer por fazer, fazer de qualquer jeito, sem empenho. 
Ela enfatizou o valor da fisioterapia e da atividade física, mas lembrou que, quando se tem uma hemorragia deve se fazer repouso. O hemofílico pode fazer musculação pode, desde que respeite seus limites, tenha fator pro caso de hemorragia ou preferencialmente faça profilaxia, mas se tem uma hemorragia em um determinado dia, naquele não deve ir pra academia.

O paciente é o autor da sua história, e ele deve cuidar da manutenção do seu estilo de vida que é, poder fazer suas atividades, levar uma vida normal. Deve se acreditar no tratamento.  A doutora Sandra finaliza com o principal no tratamento da hemofilia: 

Prevenção, prevenção, prevenção! 

Hemofilia News viajou a convite dos organizadores do evento. Agradecemos aos que nós deram apoio para esta cobertura e participação no evento. Durante o encontro, mantivemos a atualização de nosso grupo Hemofilia News - Hemofamília, com informações e notícias on line de tudo que estava acontecendo no evento. Agora compartilhamos com todo Brasil e o mundo um pouco de tudo que se passou naquele dia mundial da hemofilia.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6