Acessosacesssos ate aqui

saiba sobre os problemas que ocorreram no tratamento da hemofilia - últimos eventos de hemofilia


Veja As Últimas Nóticias doMundo da Hemofilia.Atualizado em 18 de março

HEMOBRÁS AVANÇA


  • Written by Sora Templates

    Hemobrás Inaugura Mais Uma Etapa, Bloco da Fábrica de Hemoderivados. Deve Começar a Produzir em2025

PARCERIA


  • Written by Sora Templates

    Convênio acadêmico Cientifíco entre ABRAPHEM e Faculdade Mackenzie

 

...

DIA MUNDIAL




 

publicidade - responsabilidade dos anunciantesblog 

 

publicidade - clique nos anúncios ajuda o blog 


 


NOTÍCIAS


NOTICIAS NOSSO DIA HOJE


ILUSTRAÇÃO

Hoje, dia mundial da hemofilia..Dona Hemofilia tá aqui. Mas Como Sempre sigo.Dedo inchando machuquei dormindo? e quadril estranho. Mas já forrei a cama, varri a casa.E com planos de aventuras nós próximos dias.Eu não posso parar. A hemofilia não pode me parar
Clica Para Ler Tudo


NOTICIAS SOBRE O DIA MUNDIAL


ILUSTRAÇÃO

Dia a mundial da Terá Vários eventos. Entre Eles A Iluminação De Prédios E Monumentos. ABRAPHEM Terá Live, Distribuição de Bolsas Térmicas e Inúmeras Ações
Clica Para Ler Tudo


TERAPIA DE RNA


ILUSTRAÇÃO

promessa É Tratar A Hemofilia Com 6 Injeções Anuais. Terapia Por RNA Pode Trazer Revolução. A reportagem é da VEJA Os estudos estão na fase 3.



DÁRIO DE BORDO COM H


ILUSTRAÇÃO

Hoje o Diário do Aço publicou uma matéria sobre minha história e falando dos avanços no tratamento da hemofilia e da vjagen quenvou fazer á viagem para visitar a fábrica da Hemobrás.


ILUSTRAÇÃO

Ano Passado bactéria, chicungunha na passagem de ano... ufa! Não bastasse dona hemofilia. Mas somos casca grossa. Seguimos firmes. Dia Mundial da hemofilia, nosso mês.


ILUSTRAÇÃO

Buscando fator e levando exames, embora sintomas sumirem a bactéria ainda aqui, e depois de tomar o remédio pra hepatite precisava saber se deu certo. aproveito pra passear..


Mais do Diário


mais nóticias


nas telas

opinião

ILUSTRAÇÃO

Direitos? Quais direitos de quem tem hemofilia. Embora hoje o tratamento seja melhor dificuldades ainda existem e precisamos mais direitos. A mães que criam os filhos sozinhos e tem dificuldades de trabalhar, hemofílicos com sequelas... mas sem apoio ou assistência.


fIQUE por dentro


histórias




fatos interessantes


ANUNCIE AQUI
.
» »Da Redação » Reportagem - Acidente Com Hemofílicos Portugueses Que Iam Para Encontro Sofrem Acidente




 O encontro da Associação Portuguesa de Hemofilia que iri acontecer este fim-de-semana, com pessoas de todo o país, Portugal,  na zona do Luso, Correu da pior forma

Um ônibus proveniente de Lisboa e transportando 33 pessoas, que se deslocavam para aquele evento, despistou-se à saída da A-1, numa curva apertada antes da portagem de Taveiro, e capotou num grande acidente que provocou a morte de um dos passageiros e ferimentos nos restantes ocupantes, 13 deles em e dois (um deles uma criança) em estado muito grave.



De acordo com António Martins, comandante da Protecção Civil distrital, o autocarro terá saído da auto-estrada, em Coimbra, para ir buscar outros participantes no encontro, que esperavam o grupo junto ao Portugal dos Pequenitos. 


Não são conhecidas as causas do acidente.  De qualquer modo, no local era visível uma travagem de vários metros no início da curva de acesso à saída da A-1 e ainda danos vários no rail lateral esquerdo, provocados pelo embate do pesado - alugado pela Associação de Hemofílicos de Portugal - que ficou completamente virado ao contrário e imobilizado precisamente em cima de um rail lateral, deixando três vítimas encarceradas. Realidade mais favorável.

Aliás, a médica do INEM e coordenadora das operações, confessou aos jornalistas que, tendo em conta o aparato do acidente, o número de feridos e o facto de se tratar de doentes hemofílicos - com dificuldade em controlar sangramentos e «com nível hemorrágico muito elevado» - para além de dificultar o trabalho das várias equipas médicas fez temer um desfecho muito pior do acidente.

«Temíamos uma visão muito pior do que o que aconteceu na realidade», afiançou a técnica, confirmando a existência de passageiros com traumatismos cranianos, abdominais, dos membros, entre outros, muitos deles  desorientados e assustados» e apontando como principal dificuldade o fato de as equipas médicas não terem conseguido aceder à listagem dos factores de coagulação que cada ferido necessitava para estancar os ferimentos. 

Era uma informação importante para os hospitais, quando os recebessem, mas tudo acabou por correr bem», explicou Sofia Madeira. E, de fato, a verdade é que o alerta do acidente foi dado às 11h40 e que poucos minutos depois das 13h00 já todos os feridos tinham sido identificados, sujeitos às primeiras observações no Posto Médico Avançado (PMA) montado no local e encaminhados para os dois hospitais de referência (Covões e HUC) e para o Hospital Pediátrico.

Criança em estado muito grave


Isto perante os olhares atentos e curiosos de centenas de pessoas que, alertadas para o acidente, galgaram separadores e enfrentaram os morros de terra e pedras que dão acesso ao separador da auto-estrada para ter uma visão mais privilegiada das operações e o movimento das ambulâncias que transportavam os feridos. 

No local estiveram dois helicópteros do INEM, um da Base de Baltar, no Porto, e outro da de Aguiar da Beira, na zona Centro, mas estes acabaram por não ser necessários. 

Entre os feridos estavam seis crianças/jovens, um deles, um rapaz com 12 anos (que viajava sem a presença dos pais) considerado um dos feridos mais graves do acidente e que, ao final da tarde de ontem, inspirava cuidados especiais, embora não corresse risco de vida. Das outras crianças, entre os quatro e os 15 anos, apenas duas (um rapaz e uma rapariga) inspiravam mais cuidados, esclareceu Sofia Madeira.

Já no que respeita aos adultos, com idades compreendidas entre os 25 e os 67 anos, foram transportados, alternadamente, para o CHC e para os HUC por uma questão de estratégia, «para haver algum espaçamento nas respectivas urgências», esclareceu aos jornalistas António Martins, que confirmou que o motorista do autocarro, da empresa Polibus – Aluguer de ônibos, Lda, sedeada em Lisboa, foi o único que saiu ileso do acidente. Contactados pela Lusa, responsáveis da empresa não quiseram prestar declarações para já.


Para além do INEM, que esteve no local com 37 elementos (entre os quais psicólogos que apoiaram as vítimas, nomeadamente as crianças), participaram nas operações de socorro às vítimas 93 bombeiros das corporações de Coimbra (Sapadores, Voluntários de Coimbra e Voluntários de Brasfemes), de Condeixa-a-Nova, de Soure e de Penela, apoiados por 55 viaturas, para além de agentes do Destacamento de Trânsito da GNR, num total de 158 operacionais.

‘Fonte do Gabinete da ministra da Saúde garantiu ontem à agência Lusa que o suplemento sanguíneo necessário para os 32 feridos resultantes do despiste do ônibos, na saída da A-1, era suficiente nos três hospitais que receberam as vítimas.

«Temos a garantia dos hospitais que os “estoques” de suplemento de sangue estão totalmente assegurados», confirmou a mesma fonte, adiantando que  a ministra esteve em comunicação com os hospitais  que receberam os 13 feridos graves e os 19 feridos ligeiros originados pelo acidente.
Não há problema nenhum com os ‘stocks’ de suplemento sanguíneo aplicado aos hemofílicos, garantiu também à Lusa um médico cirurgião dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

O responsável precisou que, entre os feridos recebidos na sua unidade, dois doentes foram operados, com as cirurgias a correrem bem, e que os restantes estavam em recuperação sob vigilância ou já tiveram alta.







Ao Diário de Coimbra, fonte do CHC confirmava também não existir qualquer problema com os estoques de sangue para os feridos que deram entrada no Hospital dos Covões e no Hospital Pediátrico, num total de 21.





De acordo com um comunicado enviado ao final da tarde de ontem, dos 15 feridos transportados para o Hospital Geral, cinco são hemofílicos e três portadores da doença, enquanto no Hospital Pediátrico, três crianças são hemofílicas e duas são portadoras. 


A mesma fonte esclarece que quatro feridos tiveram alta ainda durante a tarde e um foi transferido para o Serviço de Maxilo-facial dos HUC. «Todos os acidentados hemofílicos vão ficar internados para observação», remata o comunicado.

Contactado pelo Diário de Coimbra, João Paulo Silva, presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas, confirmou que foi a entidade que preside quem alugou o ônibos, esclareceu que foram canceladas todas as actividades previstas para o encontro e aproveitou para «lamentar o sucedido», enviando condolências à família da vítima mortal do acidente.



Por Maximiliano Anarelli de Souza

_______________________________________

Acualizado em ( 2011-04-21 21:56:05 )
Fonte Diario de Coimbra, ao qual agradecemos pela parceria em ceder a reportagem.



«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

T1

tudo sobre hemofilia

Quer Colaborar Com Nosso Trabalho?

Hemofilia News está na internet desde 2005 com o Diário de um hemofilico de Bem com a vida. Estamos hoje em todas as redes sociais e YouTube. Sem fins lucrativos. Quer contribuir com qualquer valor?. •Pix da caixa CPF 06746742601

Conta Santander Agência 3005 conta corrente 01087786-3

Pix Picpay Instituição 380. Ag 0001 Cc 52175856-4

T2


SOBRE HEMOFILIA

T3

74

T5


Saiba mais


T6