Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

BETINHO - Herbert José de Sousa



Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.Wikipédia




  • Nascimento13 de novembro de 1935Bocaiúva (MG)




  • Falecimento: 9 de agosto de 1997, Rio de Janeiro.



  • "A alma da fome é política!" A afirmação de Herbert José de Sousa - o Betinho - nada tem de enigmática. Ela ilustra exemplarmente uma vida de lutas, de empenho e de trabalho pela cidadania e pela vida."
    • Herbert José de Sousa (Betinho) 






  • Herbert José de Sousa foi o quarto filho de uma família de oito irmãos, entre os quais o cartunista Henfil e o músico Chico Mário. Sua infância foi marcada por fatos incomuns. Já nos primeiros dias de vida, teve hemofilia, uma doença no sangue que impede a coagulação.




    Passou oito anos morando numa penitenciária, onde seu pai trabalhava.

    Herbert de Sousa começou a sua militância política na Juventude Católica, em Belo Horizonte. Estudou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em sociologia em 1962. Trabalhou depois no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária.



    Depois do golpe militar de 1964, Betinho engajou-se na resistência contra a ditadura. Passou sete meses no Uruguai e depois, de volta ao Brasil, foi trabalhar como operário na cidade paulista de Mauá.

    Em 1971, Herbert de Sousa partiu para o exílio. 

    Morou em diversos países. No Chile, deu aulas na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e assessorou o presidente Salvador Allende, deposto em 1973 pelo general Augusto Pinochet. Escapando da ditadura chilena, Betinho exilou-se no Canadá e depois no México. Fez doutorado e foi professor na Universidade Autônoma do México.

    Com a anistia política, em 1979, Herbert José de Sousa retornou ao Brasil. 

    Tornou-se um dos símbolos da resistência política. Dois anos depois, fundou o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).




    Herbert de Sousa foi um dos primeiros intelectuais a advogar em favor das organizações não-governamentais, que não dependem do estado nem da iniciativa privada. Foi também um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária.



    Em 1990, o movimento Terra e Democracia, que Betinho liderava, reuniu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas para lutar pela democratização da terra.


    Herbert de Sousa teve confirmado o diagnóstico de sua contaminação pelo HIV, o vírus causador da Aids, em 1985, contraído numa de suas inúmeras transfusões de sangue no tratamento da hemofilia.

    No ano seguinte, fundou a ABIA, uma associação para lutar pelos direitos das pessoas portadoras do HIV ou dos doentes com Aids. Betinho dirigiu essa organização por onze anos.
    A doença atingiu também sua família: no período de um ano, Betinho perdeu dois irmãos vítimas da Aids. A maneira de lidar com a doença foi falar sobre ela. Herbert de Sousa iniciou uma grande campanha nos meios de comunicação para esclarecer as pessoas sobre a doença.

    Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. 

    Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. 

    A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros.

    Resultado de imagem para frases betinho



    Herbert de Sousa abriu várias frentes de trabalho, principalmente no seu relacionamento com a mídia. Em 1993, foi considerado "homem de ideias do ano", pelo Jornal do Brasil.


    Depois de muito lutar contra a doença, Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos, em sua casa, no bairro do Botafogo.





    mais postagens




    Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

    Batalhando, vencendo A Hemofilia

    Dona hemofilia aprontadeira, não impede meu bom humor, ainda mais hoje com seu fator. Mas a dose domiciliar só surgiu em 2000. Mas estavamos indo bem na guerra, meio sem munição, mas vencendo como dava. A cavalaria hemoderivada veio em boa hora. Das batalhas hemofílicas em meio as tempestades, eu sabia, depois de toda chuva sempre vem o sol. Dificuldades a gente enfrenta, problemas a gente resolve, limites a gente supera e hemofilia.... hemofilia a gente vence

    +Leia Mais



    NOTICIAS DAS ASSOCIAÇÕES

    eu e a hemofilia


    tudo sobre hemofilia

    Minhas Histórias

    LEIA TAMBÉM:



    1
    jamille edaes

    2
    Jamille e o marido, Roberto Edaes

    3
    Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

    4
    jamille edaes

    1
    jamille edaes

    2
    Jamille e o marido, Roberto Edaes

    3
    Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

    4
    jamille edaes




    tudo sobre hemofilia

    AVENTUREIROS

    ESCALADA
    Um dos vencedores era hemofílico.Adventures Of Hemophilic, escalando pela hemofilia.
    DESÁFIO
    ENCONTRO
    Hemofílicos no Desafio de Caribe, Ermanamento Brasil Venezuela.

    HEMOFÍLICOS FAMOSOS

    Eventos que participamos e cobrimos



    Jamille e o marido, Roberto Edaes
    Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
    Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
    Dia Mundial, APHISP - Campinas..
    Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
    Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .